DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS PARA APLICAÇÕES DE REALIDADE AUMENTADA E CRIAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS
Descrição do curso
Este curso aborda técnicas essenciais para o desenvolvimento de conteúdos destinados a aplicações de Realidade Aumentada (RA) e criação de experiências interativas em tempo real. Serão abordados os conceitos fundamentais da RA e os participantes desenvolverão competências para a a criação de conteúdos imersivos e interativos, explorando diversas ferramentas e tecnologias para desenvolvimento de aplicações em tempo real.
Valor
Sob Consulta
Modalidade
e-Learning
Duração
23 Horas
Objetivos Gerais
- Capacitar os participantes com habilidades práticas e teóricas necessárias para desenvolver conteúdos para aplicações de Realidade Aumentada e criar experiências Imersivas.
- Desenvolver uma aplicação individual em RA, com bibliotecas Open Acess, fazendo uso das ferramentas Figma + Blender + Unreal com AR Core. Figma para ideação e conceptualização da aplicação. Blender para personalizção e otimização de modelos 3D. Unreal enquanto motor de jogos e ARCore enquanto framework/sdk de Realidade Aumentada.
Objetivos Específicos
- Explicar os conceitos fundamentais da Realidade Aumentada (RA).
- Enquadrar a RA nas suas diversas aplicações.
- Dominar técnicas de desenvolvimento de conteúdos para aplicações de RA.
Destinatários
Profissionais e estudantes das áreas de design, desenvolvimento de software, multimédia, publicidade, entretenimento digital e demais interessados em criar conteúdos para aplicações de Realidade Aumentada e experiências imersivas.
Programa
Introdução à Realidade Aumentada
- Definição e conceitos básicos de RA
- História e evolução da RA
- Aplicações e casos de utilização da RA em vários setores
- Conceitos básicos de desenvolvimento para Realidade Aumentada
- Arquitetura de sistemas de Realidade Aumentada
- Tecnologias subjacentes: rastreamento de marcadores, reconhecimento de imagem, localização espacial
- Plataformas e frameworks para desenvolvimento de aplicações de RA
Introdução teórica à framework a utilizar em fase de desenvolvimento
- Figma
- Blender
- Unreal + ARCore
- Plano de Trabalho (framework)
Demonstração prática das tecnologias de desenvolvimento
- Figma
- Blender
- Unreal + ARCore
Processo de ideação e desenvolvimento de projeto prático individual de RA
- Ideação em Figma
- Modelação e animação 3D em Blender
- Texturização e mapeamento UV
- Otimização de modelos 3D
- Desenvolvimento e implementação de experiência em Unreal com utilização de SDK ARCore
Demonstração de resultados
DATA DE INÍCIO
Abril 2025 (Início da ação sujeito ao número mínimo de formandos)
Formador
A definir
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