DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS PARA APLICAÇÕES DE REALIDADE AUMENTADA E CRIAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS

Descrição do curso

Este curso aborda técnicas essenciais para o desenvolvimento de conteúdos destinados a aplicações de Realidade Aumentada (RA) e criação de experiências interativas em tempo real. Serão abordados os conceitos fundamentais da RA e os participantes desenvolverão competências para a a criação de conteúdos imersivos e interativos, explorando diversas ferramentas e tecnologias para desenvolvimento de aplicações em tempo real.

Valor

Sob Consulta

Modalidade

e-Learning

Duração

23 Horas

  • Capacitar os participantes com habilidades práticas e teóricas necessárias para desenvolver conteúdos para aplicações de Realidade Aumentada e criar experiências Imersivas.
  • Desenvolver uma aplicação individual em RA, com bibliotecas Open Acess, fazendo uso das ferramentas Figma + Blender + Unreal com AR Core. Figma para ideação e conceptualização da aplicação. Blender para personalizção e otimização de modelos 3D. Unreal enquanto motor de jogos e ARCore enquanto framework/sdk de Realidade Aumentada.
  • Explicar os conceitos fundamentais da Realidade Aumentada (RA).
  • Enquadrar a RA nas suas diversas aplicações.
  • Dominar técnicas de desenvolvimento de conteúdos para aplicações de RA.
  • Profissionais e estudantes das áreas de design, desenvolvimento de software, multimédia, publicidade, entretenimento digital e demais interessados em criar conteúdos para aplicações de Realidade Aumentada e experiências imersivas.

Introdução à Realidade Aumentada

  • Definição e conceitos básicos de RA
  • História e evolução da RA
  • Aplicações e casos de utilização da RA em vários setores
  • Conceitos básicos de desenvolvimento para Realidade Aumentada
  • Arquitetura de sistemas de Realidade Aumentada
  • Tecnologias subjacentes: rastreamento de marcadores, reconhecimento de imagem, localização espacial
  • Plataformas e frameworks para desenvolvimento de aplicações de RA

 

Introdução teórica à framework a utilizar em fase de desenvolvimento

  • Figma
  • Blender
  • Unreal + ARCore
  • Plano de Trabalho (framework)

 

Demonstração prática das tecnologias de desenvolvimento

  • Figma
  • Blender
  • Unreal + ARCore

 

Processo de ideação e desenvolvimento de projeto prático individual de RA

  • Ideação em Figma
  • Modelação e animação 3D em Blender
  • Texturização e mapeamento UV
  • Otimização de modelos 3D
  • Desenvolvimento e implementação de experiência em Unreal com utilização de SDK ARCore

 

Demonstração de resultados

Abril 2025 (Início da ação sujeito ao número mínimo de formandos)

A definir

Faça a sua inscrição

Subscreva a nossa newsletter

Ao subscrever a newsletter, autorizo o Instituto CCG/ZGDV a tratar os meus dados pessoais aqui disponibilizados.

Siga-nos nas redes sociais
CCG/ZGDV Institute
Avenida da Universidade, Campus de Azurém, Edifício 14
4800-058 Guimarães

Política de Privacidade | Política de CookiesLivro de reclamações

2024 © CCG/ZGDV – ICT Innovation Institute